[ - ] [ é ] [ + ] pequenos formatos

3a Ocupação Morais e Vale 

Registros do Processo de Criação... da serie Camadas Arqueológicas, composto por dois trabalhos. O primeiro, inspirado nos Sambaquis, faz uma reflexão acerca das camadas de memórias que são enterradas em sobreposição ao longo do tempo. Nele utilizo tinta de pigmentos de terra sobre monotipia de terra e folhas.

`No Brasil, existem sambaquis em vários pontos do litoral brasileiro, sendo que em Santa Catarina estão os maiores sambaquis do mundo. Nesse estado, existem sambaquis em todo o litoral, que chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão. Tem idade aproximada de 5.000 anos. Em nosso país existem sambaquis inclusive no baixo Amazonas e no Xingu.` em  https://www.infoescola.com/arqueologia/sambaqui

 

 

O que o desconhecimento do passado e a atitude arrogante e preconceituosa no presente podem levar a exclusão e destruição .

... o segundo trabalho é inspirado na hecatombe acontecida pelo derramamento de petróleo ocorrido nos últimos dias. O descuido e o descaso ao manipular esta reserva formado pela transformação de matéria orgânica depositada na forma de sedimentos no passado geológico. Nele utilizo betume sobre monotipia de terra e folhas...

 

Registros do Processo de Criação... da serie Memoria em Camadas

Exposição BA.ZAR NAT.AL da Galeria ZAGUT

Participação na Exposição BA.ZAR NAT.AL da Galeria ZAGUT de Isabela Simoes e Augusto Herkenhoff   em dezembro de 2019.  

Camadas de Memória_Fragmento/Fractal original da Instalação 'Amarelinha' na Exposição 'Conceitos...' de 2005 na  UNIRIO. Trata-se do resultado de um exercício de resgate de minhas memórias de fazeres artísticos numa sobreposição em que cada camada era assentada sobre a camada anterior, resgatando os traços que vão da primeira infância passando pela adolescência ate a fase adulta  _ sobre cada folha A4 fui trabalhando com pastel de cera em camadas sendo que ao final procurei ampliar a consciência no presente e dar uma unidade formal.

Para a exposição da Zagut optei por participar com um fragmento antigo como uma peça arqueológica que vai revelando complexas referencias.

 

Instalação Amarelinha em 2005 com participação do artista Carlos Contente

Exposição da Galeria ZAGUTDoação UFES' na Universidade Federal do Espirito Santo

Participação na Exposição da Galeria ZAGUT -   ' Doação UFES' na Universidade Federal do Espirito Santo prevista para janeiro de 2020  -

Registro de Performance "Território Colonizado/ Corpo" 

Ensaio com Registros fotográficos da performance "Território Colonizado/ Corpo" com a assistência e colaboração de Peter O'Neill.

Colonização do corpo com Kefir e Kombucha. 

O Coletivo F.O.R.J.A. foi criado em 2015 a partir dos integrantes da oficia de aquarela na COART... 

https://www.facebook.com/Coletivo-FORJA-653123364820524/timeline/

Participação no coletivo da turma de licenciatura em artes do Bennett... em 2002/2003


Participação no coletivo TRIADE MOBILE - Caixa Cultural nov 2013

https://catracalivre.com.br/rio/agenda/gratis/performances-coletivas-ocupam-o-centro-do-rio/

Performances coletivas ocupam o centro do Rio

 

Redação em 25 de novembro de 2013 às 16:20

Entre os dias 26 e 29 de novembro, quem estiver andando pelo centro do Rio pode se deparar com artistas apresentando performances  nas ruas. Tratam-se de performances coreográficas urbanas de curta promovidas pelo coletivo paulista Tríade Móbile.

A ideia é questionar a forma de ocupação da cidade. As performances ocorrem duas vezes ao dia, às 11h e às 16h. As da parte da tarde possuem locais definidos como o Largo da Carioca, a Caixa Cultural e a Praça XV.  O projeto que já passou por São Paulo e por Recife chega ao Rio com o apoio da Caixa Cultural. Mais informações no site, onde serão divulgados os locais de apresentação que ainda não foram definidos.

 

 

http://vejasp.abril.com.br/atracao/serie-cartocoreografica-triade-mobile

... sobre o Núcleo Tríade

O grupo formado por Adriana Macul, Laura Bruno e Mariana Vaz, nascido em 2007, surgiu a partir do desejo de viabilizar projetos híbridos, colaborativos e independentes que tenham por premissa que o tipo de relação que se estabelece entre o trabalho artístico, sua viabilização e inserção no mercado da arte estão implicada na própria forma em que a arte se manifesta e expressa. 

O trabalho vem ganhando apoio de importantes editais e fomentos à dança do país, o Prêmio pelo Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, Prêmio Funarte Klauss Vianna, PROAC de Pesquisa em Artes Cênica, PROAC de Formação e Difusão Cultural e Ocupação Caixa Cultural. 

Dois eixos de investigação movem o núcleo, sendo o primeiro a série Móbile. O outro é o CORPOPOPCORPO, que consiste na articulação da dança com o meio em que é produzida. Investiga a relação entre arte, mercado e consumo, especificamente a relação da dança com cultura de massa, sendo a apropriação central como um procedimento crítico de criação. A coreografia Corpo Diva, realizada em colaboração com o Grupo Movi, e a pesquisa CORPOPOP são as criações que resultaram desse eixo. 

Programação

Laboratórios públicos reunindo o público inscrito na site, as curadoras e o urbanista Silvio Oksman

Dia 23, sábado - “Coletar” - Caixa Cultural Rio, das 13 às 19hs

Dia 24, domingo - “Tecer” - Caixa Cultural Rio, das 13 às 19hs 

Performances

* As performances da manhã terão locais e conteúdos divulgados no site no dia 25

Dia 26, terça

* 11hs – Local a ser definido nos laboratórios

* 16hs - Caixa Cultural ou Largo da Carioca

Dia 27, quarta

*11hs – Local a ser definido nos laboratórios

*16hs - Praça Quinze

Dia 28, quinta

*11hs – Local a ser definido nos laboratórios

*16hs - Rua da Quitanda

Dia 29 – sexta

*11h – Local a ser definido nos laboratórios

*16h - Caixa Cultural ou Largo da Carioca 

Serviço:

Projeto Tríade Móbile

Data: 23 a 29 de novembro

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala 1 Av. Almirante Barroso, 25 - Junto à estação do Metrô Carioca – Rio de Janeiro


Meu "Coletar"

A partir de um dado "mapa" que definia territórios e fronteiras, procurei criar memórias de um percurso (linear) pré-programado, para o que fui tirando fotografias do "passo a passo", como no conto infantil de João e Maria. As fotos propositadamente acompanhavam um olhar que hora se colocava panorâmico, para a seguir focar sobre o objeto, do macrocosmo para o microcosmo. Um olhar que se define entre a curiosidade pela estrutura do objeto e suas interrelações, e a sua desconstrução, o que é determinado no plano fotográfico que tende ao abstrato...


Meeting Point_Oficina TAPP - Casa Daros -  fevereiro de 2014


A partir das obras cinéticas de Julio Le Parc” o“Meeting Point” (Ponto de encontro), tem como ideia central criar pontes entre proposições artísticas desenvolvidas durante os anos 1950 e 1960, levadas à potência máxima poética nas obras da exposição “Le ParcLumière”, e as criações contemporâneas nesse campo. As atividades abrangem oficinas, conversas e performances com artistas que vêm desenvolvendo trabalhos dentro das práticas criativas do “faça você mesmo” (“do it yourself”).

A oficina TAPP (Oficina de Projetores Precários_Taller de Proyectores Precários) acontece com a artista Azucena Losana tendo como proposta a construção de projetores com materias simples e recicláveis, e sua utilização em intervenções urbanas programadas através de um coletivo, a acontecerem no espaço externo da Casa Daros.